O Centro Josué de Castro

O Centro de Estudos e Pesquisas Josué de Castro é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, que tem por objetivo contribuir para a construção e fortalecimento da democracia e da cidadania na perspectiva do acesso aos direitos humanos, através da pesquisa e da intervenção social.

Foi fundado em 1979 por pesquisadores pernambucanos, alguns ainda no exílio e vinculados a diferentes universidades. Todos compartilhando do mesmo ideal de contribuir para a retomada da democracia em nosso país. 

A escolha do nome foi motivada pela identidade intelectual e humana com Josué de Castro, especialmente a independência, espírito crítico e compromisso com o processo de conhecimento e transformação da realidade. Trata-se de uma homenagem ao grande humanista pernambucano que se dedicou à luta contra as causas que originam a fome e a pobreza no mundo. Ao longo da sua existência, o Centro Josué de Castro construiu uma história de pesquisa e intervenção social séria e competente, influindo na elaboração e melhoria das políticas públicas e mobilizando a sociedade em favor da maior abrangência dessas políticas. 

As principais áreas de estudo e intervenção social do Centro Josué de Castro têm sido a análise da realidade brasileira, especialmente da região Nordeste, por meio de pesquisas e intervenções nos diversos ramos das ciências humanas; a atuação em várias frentes voltadas para o conhecimento e superação das causas da fome e da pobreza; a capacitação de cidadãos para a participação na formulação de propostas, controle e acompanhamento de políticas públicas; o fortalecimento de redes e articulações voltadas para essa finalidade; e a atuação em fóruns e debates sobre políticas econômicas, sociais e culturais. Nessa trajetória de combinar conhecimento e intervenção na realidade, merecem ser citados algumas iniciativas que projetaram o Centro como instituição de referência na denúncia social e em propostas de inovação em políticas públicas.

 

Políticas Públicas e Participação Popular

Entre os anos de 1989 e 1998, o CJC manteve um Grupo de Trabalho para apoiar os Movimentos Populares e Gestores Urbanos em temas relacionados a políticas públicas inovadoras, como planejamento participativo, gestão do meio ambiente, políticas alternativas de geração de renda e delimitação de áreas especiais de interesse social para fins construção e melhorias habitacionais. Desse grupo resultaram vários projetos, cujos produtos mais relevantes foram: “Assessoria ao movimento Popular para intervenção na elaboração da Lei Orgânica da Cidade do Recife (1989/2000)”; “Apoio à elaboração do Plano Diretor do Município Metropolitano do Cabo de Santo Agostinho”; “Assessoria ao Fórum do Programa de Regularização das Áreas Especiais de Interesse Social (PREZEIS)”; “Apoio a organizações populares na organização de um Fundo Rotativo para microcrédito”; “Apoio ao movimento popular da cidade do Recife na discussão sobre a transição do Programa de descentralização da Prefeitura nos Bairros para o Programa Orçamento Participativo”.

Mais recentemente as principais ações foram voltadas para a elaboração de Planos de Desenvolvimento local para vários Municípios, além de levar os temas da obra de Josué de Castro para apresentar e discutir com alunos de Escolas e Universidades.

Os projetos de investigação e intervenção, os seminários, oficinas e simpósios, a participação nas Redes e as diversas parcerias e publicações, deram visibilidade nacional ao Centro Josué de Castro. Esse foi um fator importante para que a família de Josué de Castro decidisse doar ao Centro, em 1987, o acervo documental desse pensador pernambucano, que constitui hoje o seu principal patrimônio bibliográfico. Atualmente o acervo estar sob a guarda da Fundação Joaquim Nabuco, mediante convênio para digitalização e  um acesso mais amplo de usuários .