Retorno do Brasil ao Mapa da Fome preocupa CJC

A segurança alimentar sempre foi uma pauta importante para o Centro Josué de Castro. Afinal, está diretamente ligada aos estudos capitaneados pelo cientista que dá nome à instituição. Por isso, o retorno do Brasil ao “Mapa da Fome” da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) preocupa os técnicos ligados ao centro.

Uma iniciativa do CJC junto ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), há dois anos, sinalizou sobre a relevância do tema para as eleições presidenciais de 2022. O resultado foi uma série de reportagens abordando o assunto produzidas pelo sistema, com o apoio do Centro Josué de Castro (algumas estão disponíveis na aba “Referências”).

“O retorno do Brasil ao perverso mapa da fome é tema de série de reportagens do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação em várias plataformas. No JC e JC Online, as matérias começam a ser publicadas (…). A proposta do SJCC é estimular a discussão de temas importantes para a sociedade, antecipando os debates eleitorais de 2022. No primeiro dia vamos relembrar a importância de Josué de Castro, pensador pernambucano que mergulhou nos estudos sobre a fome e conquistou relevância internacional”, registrava a reportagem de abertura na edição do dia 19 de dezembro de 2021.

O “Mapa da Fome” da FAO é um relatório que identifica e acompanha os países que enfrentam altos níveis de subnutrição e insegurança alimentar. É baseado em dados e indicadores relacionados à disponibilidade de alimentos, acesso a recursos alimentares, estado nutricional da população e outras informações relevantes.

O objetivo é ajudar os governos e as organizações internacionais a tomarem medidas eficazes para erradicar a fome, garantir o direito à alimentação adequada e promover o desenvolvimento sustentável. Com o mapa, a ONU busca monitorar e analisar a situação alimentar global, identificando os países onde a fome é uma questão premente. Essas informações auxiliam na formulação de políticas públicas e na implementação de programas para combater a fome e promover a segurança alimentar em todo o mundo.

Compartilhar:

Mais postagens

PROJETO: Jovens Cidadãos do Mundo

ALUNOS ASSISTEM E DEBATEM FILME COM O DIRETOR Dentro do Projeto “Jovens Cidadãos do Mundo” 40 alunos do Ginásio Pernambucano assistiram e debateram durante 02

plugins premium WordPress