Compartilhar:

Mais Pesquisas

Planejamento e Desenvolvimento Local

Objetivo: Elaboração de planos diretores e de Desenvolvimento visando o fortalecimento de programas territoriais integrados, com ênfase na gestão local. Projetos e Pesquisas concluídas na área de Urbanização / Desenvolvimento Local:

Elaboração de indicadores sociais e econômicos para o Plano Plurianual 2018-2022 do município de Arcoverde: foi realizado considerando os objetivos previstos no programa de governo nas recomendações estabelecidas no Plano Diretor do Município.

Plano Diretor do Município de Arcoverde: realizado no período de julho a dezembro de 2006. Seus objetivos foram atender ao Estatuto da Cidade, dotar os órgãos competentes municipais de instrumentos de gestão e planejamento de uso e ocupação do solo e garantir o crescimento ordenador, planejado e sustentável do município, A pesquisa foi embasada no levantamento da realidade ambiental e sócio-econômica do município, na identificação de tipologias arquitetônicas existentes e na evolução urbana da cidade.

Revisão do Plano Diretor e Elaboração do Plano de Desenvolvimento Cidade de Arcoverde:  trabalho realizado entre – 2017/2019- para adequar o Município com instrumentos mais modernos e de definir prioridades estratégias para os próximos dez anos.

Plano De Desenvolvimento da Cidade de Petrolina: teve como objetivo preparar o município para a década 2010-2020 com a elaboração de um plano estratégico e descentralizado que resultou na publicação do trabalho “Petrolina do Futuro”.

Plano de Desenvolvimento de São Bento do Una 2011/2020: teve como objetivo ampliar os objetivos do plano diretor do município na perspectiva de definir um projeto de desenvolvimento local que estabeleça a melhoria dos indicadores sociais para o período de 10 anos.

Os Desafios da Gestão Municipal Democrática: atividade de pesquisa em parceria com Instituto Pólis (São Paulo), projeto demandado pela Comunidade Econômica Europeia com o objetivo de analisar o impacto da redemocratização no Brasil e dos modelos de participação popular na melhoria das políticas públicas locais. O trabalho envolveu o estudo em quatro grandes cidades brasileiras, Recife, Fortaleza, Santos e Porto Alegre resultou em quatro monografias e na publicação do livro “Os Desafios da Gestão Municipal Democrática”, editado pela Editora Cortez (1998).