Políticas Públicas

Objetivo: contribuir na discussão e no debate com os movimentos sociais e com o setor público, na análise do papel e atuação do Estado e na formulação de políticas públicas, elaboradas e executadas nas diversas instâncias do poder e no planejamento urbano e formulação de programas sociais inovadores, tendo como foco de atuação:

  • Capacitação em Políticas Públicas no âmbito do Desenvolvimento Local;
  • Monitoramento de Políticas Públicas Urbanas;
  • Articulação com outras entidades da sociedade civil e intervenção coletiva em espaços públicos;
  • Desenvolvimento do poder local.

 

Projeto Vacina Contra a Violência:

objetivo: apoiar a Prefeitura da Cidade do Recife em programas de prevenção a violência diretamente nas escolas municipais, fomentando a cultura cidadã em crianças entre quatro e doze anos, que denominamos vacina contra a violência. A metodologia implementada teve como suporte o envolvimento da comunidade que interage nas escolas: diretores, professores, pessoal de apoio e organizações sociais locais. O Projeto participou em outras atividades promovidas pela Prefeitura do Recife e Governo do Estado como eventos da Secretária de Turismo e com o Projeto Governo Presente.
Parceria: Prefeitura da Cidade do Recife;
Órgão Financiador: Fundação Bernard Van Leer;
Período: 2014/2015.

 

Educação Profissional:

elaboração de Diagnóstico Situacional no Município de Ipojuca, observando as diversidades e especificidades dos seus principais territórios (Ipojuca Centro, Camela, Nossa Senhora do Ó e Porto de Galinhas), no âmbito da Educação Profissional e sua sinergia com as vocações econômicas e produtivas, potencialidades e oportunidades de inserção no trabalho e geração de renda, de acordo com as quantidades, prazos, garantia, especificações técnicas.
Órgão Financiador: Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ipojuca
Período: 2014.

 

Formação de Gestores Públicos em Economia Solidária:

o projeto teve como objetivo a ampliação do debate sobre a emergência da economia solidária e os limites institucionais, que permitiu a apropriação coletiva de novos saberes e difusão de proposta em torno da importância da formulação e implementação de políticas públicas de economia solidária em nível municipal, estadual e nacional. Como resultado foi publicado o livro intitulado: Políticas Públicas em Economia Solidária: reflexão da rede de gestores.
Órgão financiador: MT/SENAES/Fundação Banco do Brasil
Período: 2007 e 2009

 

Projeto: Fortalecer a organização dos empreendedores de em economia popular e solidária da Zona Especial de Interesse Social – ZEIS de Caranguejo/Tabaiares:

teve como objetivo mobilizar os gestores públicos e a sociedade civil em prol do desenvolvimento sustentável das Zonas Especiais de Interesse Social do Recife – ZEIS localizadas em áreas ribeirinhas e de mangue, tendo como referência a comunidade de Caranguejo Tabaiares – Recife/PE.
Órgão financiador: Frères des Hommes – Luxemburgo.
Período: 2005 e 2008.

plugins premium WordPress