Comemoração dos 70 anos da publicação da primeira edição do livro Geografia da Fome de Josué de Castro:
As comemorações incluíram as seguintes ações:
Caminhada Poética, na direção de uma vida melhor: conduzida por Francisco de Assis Rocha Barreto e com a participação dos poetas, atores e procuradores da República quando estes últimos receberam do representante do Centro Josué de Castro mais de 1.200 assinaturas em favor das 10 medidas de combate a corrupção. Período: novembro de 2015.
Lançamento do livro: A CIDADE DO RECIFE – um ensaio de Geografia
Urbana: Em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) o Centro de Estudos Josué de Castro relançou o livro num evento que reverencia os 40 anos da morte da morte de seu autor no exílio, em Paris.
Período: maio 2015.
Cantata de Natal: O Centro Josué de Castro apresentou na sua sede, com uma parceria com as instituições: Casa Frei Francisco, Em Cena Arte e Cidadania, Habitat Brasil-Recife, Instituto Passo de Anjo, o Movimento Pró-Criança e a Organização de Auxilio Fraterno realizaram uma CANTATA DE NATAL, com apresentações, entre outros, do Maestro Spok e Pastoril.
Órgão Financiador: Fundação Bernardo Van Lee e Prefeitura Cidade do Recife Período: dezembro de 2014
Jornada Juventude e Cidadania: Projeto sobre juventude e cidadania que contou com a participação efetiva da sociedade para garantir direitos e dignidade às crianças em situação de vulnerabilidade. Parceria do Centro Josué de Castro com o Movimento Pró-Criança, OAF, Instituto Passo de Anjo, Habitat para a Humanidade Brasil e a Irmandade da Capela São Gonçalo que promoveu um conjunto de ações pedagógicas e recreativas sobre o tema da juventude e promoção da inauguração de um espaço público de convivência para as crianças e jovens dos bairros do Coque, Coelhos e comunidades circunvizinhas. Além dos debates aconteceu apresentações culturais dos grupos de jovens atendidos pelas ONGs como a Orquestra Pró-Criança, Grupo Artrelar da OAF e Grupo de Dança do em Cena, o Maestro Spok e o coral infantil Encantos de Olinda, Apoio: Instituto IPESPE e Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura da Cidade do Recife
Período: setembro de 2014.
Jornada Josué de Castro – Fomes ocultas: projeto em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, Habitat Brasil e IPESPE. Foi desenvolvido em duas etapas: Concurso para a produção de filmes de curta metragem sobre as fomes ocultas, os vencedores receberam uma ajuda de custo e seus filmes fizeram parte da amostra JOSUÉ DE CASTRO; Amostra de filmes no cinema da Fundação Joaquim Nabuco – Derby, 26/11/2012.
Comemoração ao Centenário de Nascimento do Cientista Josué de Castro: teve como objetivo divulgar as realizações do cientista Josué de Castro e sua obra. Para tal foram realizadas várias ações como:
Projeto Memória 2004 – Josué de Castro: Convênio de cooperação entre o Centro Josué de Castro e a Fundação Banco do Brasil com vistas à realização de pesquisa histórica sobre a vida e obra do cientista Josué de Castro. Concluído em 2004.
Projeto Expressões Comunitárias: Cultura e Desenvolvimento Sustentável: contribuir na construção de uma proposta de desenvolvimento social e econômico, capaz de promover a consciência cidadã através da valorização da cultura e da prática produtiva, nas comunidades beneficiárias do projeto saber:
Órgão financiador: Banco do Nordeste do Brasil
Concluído em 2007.
Seminário Internacional 60 Anos de “Geografia da Fome” – Atualidade do Pensamento de Josué de Castro: comemoração dos 60 anos do livro ”Geografia da Fome”, objetivando aprofundar a discussão sobre a pobreza e a fome no início de século. Apoio: FACEPE, Prefeitura Municipal do Recife e IPESPE.
Realização: Centro Josué de Castro
Período: 13 e 14 de novembro de 2006.
Lançamento do Livro Perfil Parlamentar de Josué de Castro: divulgar a importância da atuação política de Josué de Castro para a segurança alimentar, a educação, a preservação ambiental, a paz e a cultura. Realização: Centro Josué de Castro.
Apoio: Prefeitura da Cidade do Recife
Período: outubro de 2007.